DIREITOS HUMANOS COMO
PRINCÍPIO EDUCATIVO
Estudar a pauta de Direitos Humanos na escola é um trabalho
urgente, em um mundo marcado por desigualdades sociais gravíssimas, pelo preconceito
e intolerância. Acreditamos ser a escola o espaço privilegiado da diversidade e
da convivência, ainda que seja reflexo de uma sociedade desigual.
Para construir uma cultura de Direitos Humanos, só o estudo
do tema e a existência de legislação específica não garantem os direitos de
grupos historicamente considerados minoria. Por isso se faz necessário um
esforço conjunto de levar os alunos a refletirem sobre a temática, de maneira
que as mudanças de atitude reflitam de fato no âmbito escolar, e também para
vida toda, a partir da desconstrução de estereótipos e representações
hegemônicas.
O tema dos Direitos Humanos favorece a pesquisa e
o debate, e estimula o aluno a adquirir conhecimentos, melhorar sua
proficiência leitora e escritora, e expressar-se adequadamente dentro dos
gêneros e linguagens trabalhadas em todas as áreas do conhecimento. Os direitos
de aprendizagem dos alunos podem também ser garantidos pela participação
efetiva da família, cabendo à escola estabelecer com a comunidade um
relacionamento favorável, no qual a contribuição de todos seja de fato respeitada
e discutida, e apresentando as orientações e informações que ajudem os pais a
estarem presentes na vida escolar das crianças e jovens.
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