quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PROJETO INTEGRADO - ALUNOS DO 1º AO 5º ANO



 PROJETO INTEGRADO - ALUNOS DO FUNDAMENTAL 1

As professoras de Arte, Sala de Leitura e Inglês, no 1º Bimestre de 2016, em conjunto com as professoras regentes, trabalharam, com base nos Temas Transversais orientados pelos PCNs, os temas abaixo:
1º ANOS: “Cultura do Mar” – seres reais e fantásticos do mar, mitologia grega e africana, biologia marinha. Filmes: “A Pequena Sereia” e “Ponyo”.
2º ANOS: “Culturas da Infância” – danças simbólicas, o faz-de-conta, a imaginação, brincadeiras. Filme: “Azur e Azmar”
3º ANOS: “Grafismos” – baseado no livro “Encontros de Histórias”- histórias indígenas e africanas. Moradias, modos de vida, Geografia. Elementos de criação: “O arco-íris” em três versões culturais diferentes. Filmes: “O Mágico de Oz” e “Do ovo à guerra”, e trechos de “Kiriku”
4º ANOS: “Coisas de Mulher” – personalidades femininas com importantes ações na sociedade em sua área de atuação: artes, esportes, música, etc., rompendo estereótipos da sociedade machista: Dandara dos Palmares, Eliane Potiaguara, Frida Khalo, MC Soffia, Carolina Maria de Jesus, Rebeca Sugar, Marta do futebol, Aqualtune, entre outras. Filmes: trechos de “Zumbi”, “Frida”, “Steve Universe”, documentários sobre Carolina Maria de Jesus, clipes da MC Soffia, reportagens do programa “Metrópolis” – TV Cultura.
5º ANOS: “Diversidade de gênero e as diversas identidades na escola” – diversas manifestações de identidade de gênero e de orientação sexual. Conceitos de gênero, machismo, feminismo, sexismo, androgenia, misoginia, relações desiguais de trabalho, trabalho doméstico, violência de gênero. Filmes: trechos de diversos documentários e ficção que abordem situações de discriminação e preconceito, quebra de padrões, etc.
Com esses projetos, os alunos produzem textos, realizam leituras autônomas e/ou compartilhadas, e passam por experiências estéticas e vivenciais, conhecem culturas, valorizam o conhecimento humano, entendendo, respeitando e acolhendo a diversidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário